O que aprendemos com a paralisação dos caminhoneiros?




Certa vez nosso Senhor JESUS disse:"E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir" (Marcos 3.24). Quando alguns tomados de inveja e falta de temor o acusaram de usar poderes de demônios para efetuar suas obras e maravilhas.


Nesse contexto vemos que o Senhor pacientemente aproveita a insensatez de seus antagonistas e nos ensina que não existe êxito quando a divisão impera!

Como estaria Ele usando autoridades maléficas para fazer o bem?! E como se misturariam trevas e luz com o mesmo propósito?! Impossível! Uma vez que cada um milita por seus ideais que são antíteses entre si.
Sabemos que o homem tende sempre para o mau e até mesmo seu trabalho unido pode leva-lo a desgraça. A exemplo vemos DEUS intervir quando os homens falavam a mesma língua e se juntaram em orgulho para erguer uma torre "até o céu" como mostra de poder (Gênesis 11.1-9). Mesmo caminhando para um destino de erros, por estarem juntos eram fortes e precisaram ser interrompidos pelo próprio Criador. Essa interrupção mostra dois pontos importantes: 1º a misericórdia de DEUS com o homem errante e orgulhoso, onde o Senhor não permitiu que nos auto destruíssemos; 2º Juntos, falando a mesma língua não existem barreiras para quaisquer propósitos.

Vemos hoje, maio de 2018, que nosso país esta passando por uma grande e importante paralisação. Os caminhoneiros, profissão que é praticamente um legado passado por gerações, decidiram cruzar os braços e protestar ante a um governo corrupto / corruptor e seus impostos absurdos que assolam a nação em todas as áreas. Claro que as reivindicações se acumulam em torno dos preços dos combustíveis e tarifas da categoria (pedágios, IPVA, fretes etc), mas indiretamente impulsionam todo o país a questionarem o abuso descarado de um governo sangue-suga, que leva em cada venda/compra feita pelo povo, uma gigante porcentagem em impostos.
E por que vemos tanta repercussão e até agora um considerável êxito dos caminhoneiros? Simples! O que JESUS nos ensinou milhares de anos atrás, que um povo só tem força quando está unido! E a categoria em questão tem demonstrado essa união em seus atos e recebido apoio da esmagadora maioria da nação. Claro que vemos uma minoria de oportunistas políticos (partidos e simpatizantes infiltrados no movimento) que como abutres apenas esperam sua deixa para comer da carne podre de uma desgraça anunciada.
Mas felizmente, de forma tanto quanto pacífica e inteligente esses trabalhadores que fazem nossa nação funcionar estão deixando bem claro que o povo buscando o mesmo propósito tende a progredir. Não vamos entrar no mérito de sermos uma nação imensamente dependente das rodovias, enquanto temos potencial para desenvolver outros métodos de transportes de insumos, como exemplo a malha ferroviária que no Brasil é praticamente nula.

Mas focando na lição que aprendemos com tudo isso...Podemos dizer que:
- Divididos somos inoperantes
- Na desgraça vemos sempre um ponto de clareza
- União com propósito tende a nos levar as melhorias
- Subestimar um povo trabalhador é flertar com a queda



Se estivermos atentos, veremos DEUS em tudo!
Amar a DEUS e ao próximo nos leva a amar nossa pátria!

Thiago Alves - De Thal Maneira

Compartilhe:

Sobre o autor

O Blog De Thal Maneira existe para trazer uma reflexão acima da superfialidade das nossas experiências mais comuns, onde esperando alcançar uma nova mentalidade e mais maturidade cristã neste século!

0 comentários:

Postar um comentário