Orar é muito mais simples que você imagina!



Oração...

Para alguns virou sinônimo de ritual para alcançar alguma "benção". Isso também estimulado por muitos pregadores despreparados que acabam mistificando a maioria de suas mensagens.


Se pesquisarmos o significado da palavra veremos que oração é basicamente uma frase que é construída em torno de um verbo e tem o proposito de comunicação ou interação.
Ou seja, usamos a "oração" para falar e transmitir algo. Trazendo para a visão cristã, ela é uma ferramenta de comunicação com o próprio Senhor! Uma vez rasgado o véu que nos separava do DEUS vivo (Marcos 15:38), passamos a ter acesso em conversar com ELE!!!! Quão fantástico é isso?!



Você já parou pra pensar que para falar com uma autoridade, por exemplo, um juiz você tem que seguir toda uma burocracia e torcer pra ele te atender?! Que pra falar com o prefeito da sua cidade num é simplesmente chegar no gabinete dele e ser atendido?! Pra marcar uma simples consulta com um médico você precisa agendar e esperar pacientemente, sem a garantia de que ele irá resolver alguma coisa?!



Agora, para falar com o próprio Criador...aquele que criou a vida e tudo que nela existe, que fez cada célula do seu corpo de forma perfeita (independente se existe alguma deficiência, a vida humana em sí é de uma complexidade estarrecedora) e que tem o total poder sobre absolutamente tudo e todos... Você só precisa de uma "oração"!!!! Uma simples fala direcionada para ELE, pronto!! Estará sendo ouvido, consolado, instruído, advertido, compreendido, amado pelo próprio PAI!



Mas é claro que a religião não quer que você saiba que é assim tão simples e ao mesmo tempo assim tão poderoso! Pois é interessante que você continue mistificando e complicando aquilo que JESUS tornou simples, uma vez que o conhecimento lhe traz vida e a falta dele nos leva a perecer (Oseias 4.6). Analise o modelo de oração que Cristo nos deixou (Mateus 6.9-13):


"Vocês, orem assim:
Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso
pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas,
assim como perdoamos
aos nossos devedores.

E não nos deixes cair
em tentação,
mas livra-nos do mal,
porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém."

Em poucas palavras, de forma objetiva e verdadeira sem cerimonialismo! É assim! Você conversa com DEUS, de forma humilde e ELE te ouve! E o exemplo da forma de orar está posto. Alguns pontos que devemos manter em nossas oração são:

adoração (santificado seja o Teu nome);
submissão (seja feita a Tua vontade);
pedido de provisão (dá-nos hoje o nosso pão de cada dia);
pedido de perdão (perdoa as nossas dívidas);
liberação de perdão (assim como perdoamos aos nossos devedores);
pedido de proteção (e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal).


Isso, como diria uma professora de português em minha época de escola quando pedia para compormos um texto é basicamente: "Fale com suas palavras..."
Seja você! Siga o modelo deixado pelo Mestre, mas não se encasule na religiosidade...Ore! Fale! Ouça!


Thiago Alves
De Thal Maneira



Compartilhe:

Sobre o autor

O Blog De Thal Maneira existe para trazer uma reflexão acima da superfialidade das nossas experiências mais comuns, onde esperando alcançar uma nova mentalidade e mais maturidade cristã neste século!

0 comentários:

Postar um comentário