TER UMA FÉ MADURA E ATIVA
Maturidade Espiritual...
É necessário encarar essa palavra mesmo no que tange a nossa caminhada na fé. Uma vez que o caminhar com o CRISTO é em si um processo de maturação, nas atitudes, nas convicções, no convívio com o próximo etc...
Mas sendo pontual no assunto, vemos que muitas pessoas se fiam de forma equivocada em DEUS...Ops, como assim?!
Veja um breve exemplo:
"Cidadão "A" está passando por uma situação difícil em sua vida conjugal. Muitas brigas e desavenças com sua cônjuge, o assunto separação já é realidade. Olhando de fora vemos uma família regular com uma rotina normal. Filhos saudáveis, em vida escolar ordinária. Não existem escândalos ao redor do lar, a vida simplesmente segue seu fluxo brazuca. Mas ainda assim, o divórcio acontece. Para "Cidadão A" DEUS o abandonou, ou pior, o inimigo de sua alma o está atacando no campo espiritual!!!! O que falta analisar é que "Cidadão A" não tem cumprido seu papel de forma amorosa com a família, é extremamente ausente, não dá a atenção devida a sua esposa... O apoio é nulo, não existe mais os elogios do inicio, o suporte em suas ideias o amor em sua simplicidade. Apenas pagam-se as contas, cumprem-se os horários e ambos tornaram-se meros coparticipes de uma vida sem sabor e distante."
A imaturidade espiritual olha pro cenário e diz "Esse povo precisa orar mais, jejuar pelo casamento, DEUS precisa agir em prol dessa união!"... Quando na verdade o problema aqui é meramente humano e psicossomático. A graça comum já está ai....O amor de DEUS já está ai! O sol nasce todos os dias para todos os homens, e a chuva de provisões vem de forma igualitária. O insucesso não depende do místico, unicamente, é preciso lutar, fazer nossa parte! Se pelo casamento, dar seu melhor como companheiro e seguir aquilo que é previsto "Maridos, amem suas esposas como CRISTO o fez pela Igreja" e "Mulheres respeitem aos seus maridos e lhes sejam submissas".
O casamento é apenas uma de milhares de situações onde os participes colocam a responsabilidade do sucesso no Criador, e do fracasso no maligno. Mas e nossas partes no processo?!
Quero um emprego bacana? Estudo, me esforço, faço bons contatos e corro atrás....Ou apenas "oro e aguardo em DEUS". Que muleta perfeita!!!!
Preciso de um tratamento médico, mas não vou atrás, não uso até a ultima gota de meus recursos, não luto perante o sistema do governo para ser atendido, não aciono meios judiciais, simplesmente espero o extraordinário e morro física e espiritualmente! E no fim, ponho a culpa em qualquer um, menos na minha inércia disfarçada de fé!
Isso meu caro leitor, chama-se IMATURIDADE ESPIRITUAL!
Uma fé madura te impulsiona e leva a limites antes desconhecidos a você mesmo! E quando os recursos cessarem, não mais houver ferramentas, ideias ou meios. Simplesmente vem a paz da labuta, do bom combate e da certeza que dai pra frente de fato "Seja o que DEUS quiser" pois ELE é bom, e mesmo os seus "nãos" são boas respostas ao nosso coração inquieto e maldoso.
Creia na provisão do SENHOR, mas faça isso com as mãos calejadas, suor no rosto e garganta exausta de trabalhar em seu máximo. Dando tudo aquilo que ELE já te proporcionou, toda a capacidade que já lhe foram depositadas.
E ao mesmo tempo, ancore-se na paz de que tudo passa...E nada substitui o sentimento de ser amado por DEUS, independente de suas próprias obras.
Pense nisso...
Thiago Alves - De Thal Maneira
Sobre o autor
O Blog De Thal Maneira existe para trazer uma reflexão acima da superfialidade das nossas experiências mais comuns, onde esperando alcançar uma nova mentalidade e mais maturidade cristã neste século!
Perfeita análise!
ResponderExcluir